1 de dez. de 2009

Nossa História

A PARÓQUIA


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição foi criada no dia 1 de janeiro de 1957 pelo decreto episcopal de Dom Zacarias Rolim de Moura, Bispo Diocesano de Cajazeiras, pois ainda não havia a Diocese de Patos. Contudo, a instalação canônica só aconteceu no dia 1 de junho daquele mesmo ano. O primeiro pároco da Paróquia foi o Pe. Milton Arruda do Nascimento, na época pároco da cidade de Santa Luzia - PB. Após o Concilio Vaticano II, a Paróquia recebeu novo impulso pastoral, com o protagonismo dos leigos e a criação de novas pastorais e movimentos de evangelização. No dia 1 de junho de 2007, foi celebrado, com grande festividade, o Jubileu Áureo. Nesta ocasião, houve o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios e de um DVD com o resumo da história dos 50 anos da Paróquia; exposição com objetos históricos da Paróquia; e Missa Solene às 10h da manhã na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, presidida por Dom Manoel dos Reis de Farias e concelebrada por vários padres da Diocese. À tarde, aconteceu a celebração comunitária do Sacramento do Matrimônio.
A paróquia está dividida em 07 áreas missionárias na zona urbana e 10 comunidades rurais. Estas áreas são sementes de novas comunidades eclesiais. 

A IGREJA MATRIZ

Nossa Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, foi construída pelo servo de Deus, Frei Martinho Jansweid, nascido na cidade de Colônia, Alemanha, no ano de 1877. Este frade fez imensos benefícios ao povo da Paraíba, viajando muitas vezes a cavalo pelo sertão paraibano, dando assistência ao povo, pregando retiros e missões. Um dos trabalhos prediletos de Frei Martinho era construir igrejas e restaurar capelas. No nosso estado, construiu cinco templos: em Barra de Santa Rosa, Taperoá, São Mamede, Itaporanga e a igreja de Nossa Senhora do Rosário, em João Pessoa. Ele não conseguiu concluir a última por falecer em 28 de julho de 1930, tendo sido sepultado na cripta da mesma Igreja.

A nossa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi iniciada em 1919 por Frei Martinho, que acompanhou os trabalhos até a cobertura. No entanto, por falta de recursos financeiros, só veio a ficar pronta 30 anos mais tarde.

As suas construções destacam-se pela imponência e arquitetura em estilo neo-clássico . É impossível não apreciar a beleza de suas construções. Provavelmente, estes modelos vinham da Europa.

NOSSO PÁROCO

PAULO JACKSON NÓBREGA DE SOUSA nasceu no dia 17 de abril de 1969 na cidade de São José de Espinharas – PB. Fez a sua alfabetização acompanhado pela sua tia e professora Carmita Iva da Nóbrega. Em Patos, fez os estudos primários, ginasiais e secundários, ingressando no Seminário Diocesano São José em 1985. Estudou Filosofia em Recife, e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba em João Pessoa. Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993 no pátio da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Patos. Depois de três anos de ministério presbiteral, em 1997, foi enviado a Roma, onde fez Mestrado em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico. Dez anos depois, retornou a Roma onde conseguiu o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana. Pe. Paulo foi pároco das seguintes paróquias: Catingueira; Mãe d´Água; São Pedro (Patos); Nossa Senhora de Fátima (Patos); Santo Antônio (Patos); e São Mamede. Já exerceu os seguintes cargos: Coordenador Diocesano de Pastoral; Reitor do Seminário São José; professor de Exegese do Novo Testamento no Seminário Arquidiocesano da Paraíba (João Pessoa); Secretário Nacional da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário