26 de nov. de 2009

Festa de Nossa Senhora da Conceição 2009

No próximo dia 28 a comunidade Católica local começa os festejos e sua padroeira: Nossa Senhora da Conceição.

Muitas novidades figurarão esse ano na quermesse: o resgate do Pastoril e uma festa do Reencontro com formato diferente são as principais. Porem uma coisa permanecerá intacta: a fé e a devoção desse povo!

A edição 2009 da Festa da Conceição tem como tema “Maria: Mãe dos sacerdotes”.

“Vamos fazer de cada dia uma oportunidade para rezarmos por todos os sacerdotes de nossa Diocese e do mundo inteiro; Maria é, de fato, a Mãe de todos os sacerdotes como tambem de todos os discípulos de Jesus”, diz o pároco local no convite a comunidade.


PADRE ROGÉRIO FALA SOBRE A FESTA:

SMNet – Padre, dê-nos um panorama geral de como será a Festa de Nossa Senhora da Conceição 2009.

Pe. Rogério - A festa deste ano terá como tema “Maria mãe dos sacerdotes”, por ocasião, do Ano Sacerdotal proposto para toda a Igreja pelo nosso querido Papa Bento XVI, em junho deste ano. A espiritualidade do tempo do Advento na qual Maria está inserida, nos ajuda a celebrar esta festa com os anseios de esperança por um mundo melhor e conservando a alegria, de quem confia no Senhor. As celebrações da novena acontecerão todas as noites na Igreja Matriz, sempre às 19h, contado com um sacerdote pregador convidado para o momento e culminando com a celebração da solenidade da Imaculada Conceição no dia 8 de dezembro com missa solene às 10h e a procissão a tarde. Unida a esta parte religiosa, está a parte sociocultural, que acontece no pátio da Igreja com; barracas de lanches a cada noite, leilões, desfiles das crianças e a apresentação do Pastoril.

SMNet – A apresentação do Pastoril significará um valioso resgate cultural da história local. É uma preocupação da Igreja esse resgate de tradições?

Pe. Rogério – Sim. A festa da padroeira é um evento cultural para todo o município. Resgatar o que é patrimônio cultural do povo, é um serviço que a Igreja também presta a sociedade. No caso do Pastoril, trata-se de uma iniciativa que está sendo resgatada em São Mamede com bastante expectativa.

SMNet – Atualmente existe um cronograma de celebrações nas comunidades muito abrangente e que, pelo visto, tem recebido aprovação dos fiéis. É uma preocupação atual da Igreja estar mais perto do povo?

Pe. Rogério – Sim. O Evangelho tem de ser levado a todos os lugares da Paróquia. A peregrinação da Imagem da Padroeira em nossas comunidades rurais é um momento rico de espiritualidade e missão na vida da nossa Paróquia. Por mais de um mês, temos percorrido várias comunidades do nosso município. Estas celebrações têm sido marcadas pela simplicidade e alegria espontânea de nossa gente, que acolhe de modo afetuoso a mãe de Deus.

SMNet – Sobre a tradicional Festa do Reencontro: Comenta-se muito acerca desse tradicional evento que nesse ano acontecerá com uma nova roupagem (digamos assim). O fato de ter-se abolido a venda de bebidas alcoolicas nos eventos da Igreja divide a opinião das pessoas. Em que baseia-se, de fato, essa decisão?

Pe. Rogério - Esta decisão foi proposta por nosso bispo diocesano, Dom Manoel, e acolhida pelo clero, tendo em vista o bem da sociedade e da comunidade. O alcoolismo é uma realidade muito dolorosa no meio de muitas famílias. O álcool destrói vidas, os seus efeitos não são benéficos e nem proporcionam um relacionamento pacifico ente as pessoas. A Pastoral da Sobriedade em muitos lugares do Brasil, tenta ajudar as pessoas a saírem do álcool e de outras drogas, por isso, a Igreja não pode ser vendedora de um produto que pode causar danos a saúde das pessoas e nem ajuda-as a se realizarem verdadeiramente. A festa da Padroeira não pode depender do álcool, mas da participação de todos com alegria disponibilidade.


Veja a programação:

28/11 (sábado): 18h – Carreata trazendo a imagem daPadroeira da comunidade Barra verde (concentração na saída para a cidade de Ipueiras), seguindo-se o hasteamento da bandeira e celebração. 21h – JANTAR DO REENCONTRO (Quadra do Conjunto Agenor Rique).


29/11 (domingo): 19h – Noite da Pessoa Idosa (Igreja Matriz).


30/11 (segunda): 5:30h – Missa na Capela do Cemitério Senhor do Bonfim; 19h – Noite das Famílias (Igreja Matriz).


01/12 (terça): 5:30h – Ofício Divino do Advento; 19h – Noite do Terço (Igreja Matriz).


02/12 (quarta): 5:30h – Ofício Divino do Advento; 19h – Noite da Comunidade de São Sebastião (Igreja Matriz).


03/12 (quinta): 5:30h – Missa e exposição do Santíssimo Sacramento até as 11h; 19h – Noite da Juventude (Igreja Matriz).


04/12 (sexta): 5:30h – Ofício Divino do Advento; 9h – Missa da 1ª Sexta do mês; 19h – Noite dos Dizimistas (Igreja Matriz).


05/12 (sábado): 5:30h – Ofício da Imaculada Conceição; 16h – Missa na Igreja Matriz; 19h – Noite das comunidades rurais. PAVILHÃO FESTIVO APÓS A NOVENA.


06/12 (domingo): 6:30h – Missa Dominical; 8h – Batizados; 19h – Missa Dominical (Noite das Crianças). PAVILHÃO FESTIVO PARA AS CRIANÇAS.


07/12 (segunda): 5:30h – Missa na capela do Cemitério Senhor do Bonfim; 19h – Celebração Solene da Vigília da Imaculada Conceição (Igreja Matriz); APRESENTAÇÃO DO PASTORIL APÓS A NOVENA.


08/12 (terça): 9h – Solenidade da Imaculada Conceição de Maria; 10h – Missa Solene; 17h – Procissão, Missa de Encerramento e descida da Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário