12 de ago. de 2011

Celebração de Posse do Administrador Paroquial Pe. Fabrício em São Mamede - PB



A comunidade católica e cristã de São Mamede acolheu no último domingo (07/08) seu novo administrador paroquial, o Pe. Fabrício Dias Timóteo,  o qual sucedeu o Pe. Dr. Paulo Jackson. Movimentos, Pastorais e Associações, como também autoridades locais e de outras cidades: Catingueira-PB, Emas-PB, Quixaba - PB e Patos-PB  recebeu o presbítero, que chegou a São Mamede acompanhado do Administrador Diocesano, Dom Manuel dos Reis de Farias e Pe. Erivaldo Alves (Paróquia de São José de Espinharas – PB),  

A Banda Filarmônica “Euclides Brasil” acompanhou o cortejo festivo pelas ruas da cidade, culminando com a celebração eucarística de posse na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 

Após a calorosa recepção no Parque de Eventos “O Bezerrão”, a comitiva de fiéis e autoridades que recebeu o Pe. Fabrício como novo administrador paroquial da comunidade católica e cristã de São Mamede participou da celebração eucarística de posse, presidida pelo Administrador Diocesano, Dom Manuel, e concelebrada por diversos presbíteros oriundos de paróquias vizinhas e que vieram prestigiar esse grande momento da comunidade católica sãomamedense, dentre eles: Pe. João Neto (vigário interino de São Mamede e responsável pela organização da celebração de posse), Pe. Alex Nóbrega (Paróquia de Santa Luzia – PB), Pe. Joácio (Paróquia de Santo Onofre – Junco do Seridó – PB), Pe. Erivaldo Alves (Paróquia de São José de Espinharas – PB), Diácono Bento (Paróquia de São Sebastião – Catingueira – PB e Emas – PB), dentre outros. 


Durante a celebração, foi lida a provisão de posse do novo administrador paroquial, pelo Padre de transição, Pe. João Neto da Nóbrega, sendo em seguida entregues as chaves do templo e do sacrário pelo Bispo Dom Manuel. 

Após a cerimônia, a comunidade católica sãomamedense confraternizou-se com os visitantes em um almoço oferecido pela Pastoral Familiar e demais movimentos e associações. 

Veja algumas fotos:
http://www.flickr.com/photos/saomamede/sets/72157627285293995/

5 de ago. de 2011

Agosto: Mês de Orações e Descobertas Vocacionais


O mês de agosto, para a Igreja no Brasil, é dedicado à reflexão e oração pelas vocações. É o mês em que as comunidades são chamadas a refletirem sobre a forma de como estão cultivando as vocações, ao mesmo tempo em que elevam suas preces ao Deus providente para que “continue a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e comunidades” repetindo o convite do seguimento a muitas crianças, jovens e adultos. O mês em que as comunidades rezam pedindo coragem às pessoas convidadas e força aos que abraçaram uma vocação específica “para que sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade” (João Paulo II).
A vocação é um dom de Deus que implica numa resposta da pessoa chamada. É uma graça que Deus dá às pessoas para ajudá-lo a concretizar o seu projeto de amor através da vida sacerdotal, religiosa, familiar e leiga.
Deus chama e dá o carisma. Se está diminuindo o número de famílias que dão testemunho de fidelidade a Jesus Cristo, e se são poucos os padres e religiosos e existe carência de pessoas para trabalharem na catequese, no serviço da caridade e na animação das comunidades, não é porque Deus deixou de chamar. A deficiência se deve ao fato de muitos dos chamados não se disporem ao seguimento, ou não encontrarem terreno propício para o cultivo da sua vocação.
Em razão de no dia 04 de agosto celebrarmos São João Maria Vianey, o Cura d’Ars, que é padroeiro dos padres diocesanos, o primeiro domingo do mês é dedicado à vocação sacerdotal. Para os padres e bispos da Diocese, a comemoração começou com dois dias de curso sobre a “identidade e espiritualidade do padre” e um dia de confraternização marcado pela missa de ação de graças, almoço e tarde de convivência no dia 04 de agosto. No final de semana os padres celebram com suas comunidades, unindo-se ao povo no pedido por mais vocações à vida sacerdotal e por fidelidade aos que foram chamados.
Nos domingos seguintes, celebraremos a vocação dos pais e a Semana Nacional da Família (14 de agosto); a vocação dos religiosos e das religiosas no dia 21 de agosto e a vocação dos cristãos leigos, com destaque para as catequistas, no dia 28 de agosto.
Convidamos a todos os batizados a se empenharem em viver e testemunhar, na alegria, a sua vocação a serviço do Reino de Deus. Que todos se unam às suas comunidades para orar por vocações ao longo dos quatro domingos do mês de agosto, atendendo ao mandato de Cristo: “Pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a sua Vinha” (Lc 10,2). 
Dom Canísio Klaus Bispo de Santa Cruz do Sul - RS

3 de ago. de 2011

Semana de Evangelização do Dízimo

</
A Pastoral do Dízimo, fruto da bondade de Deus e que representa a igreja católica. Realizou de 24 a 31 de Julho a “Semana de Evangelização sobre o Dízimo”. Toda a Missão, Visitação, Testemunho e Serviço foi em comum unidade com todos os missionários e missionárias que se abasteceram com o alimento da Palavra e do Testemunho do Profeta Elias no Retiro de Reanimação Missionária realizado no dia 17 de Julho por Pe. Paulo Jackson e Coordenadores de Pastorais, Movimentos e Associações. Sob a orientação do padre substituto, Pe. João Neto, durante as noites eram realizados, simultaneamente, 3 encontros em diferentes pontos da cidade os quais eram identificados como Áreas de Missão, onde os paroquianos intercalavam momentos de oração, louvor e testemunhos.

 A semana foi encerrada com uma celebração eucarística celebrada pelo Pe. João Neto no último domingo. “A coordenação da pastoral do Dízimo agradece imensamente a todos que colaboraram para a realização dessa grande jornada, pelo empenho e dedicação”