28 de jul. de 2010

Católicos de São Mamede acolhem o Pe. Paulo Jackson



Fonte: Portal sãomamede.net
(Por: Joacir Medeiros)

A comunidade católica de São Mamede acolheu ontem (Domingo, 18) seu novo Pároco. O Pe. Paulo Jackson foi recebido com muito fervor pela comunidade que o aguardava na entrada da cidade, juntamente com autoridades do Município. O cortejo seguiu para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde uma multidão o aguardava. Em Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Manuel, o novo Pároco foi empossado e substituirá a partir de então o Pe. Damião Rogério, que na mesma data de ontem foi acolhido na Paróquia de São Sebastião em Patos - PB.

Desde a última sexta (09), diversos segmentos da comunidade católica local começaram as homenagens pela despedida do Pe. Rogério da nossa Paróquia, haja vista que em recente decisão o Bispo Dom Manuel optou pelo reescalonamento de alguns padres da Diocese. Na sexta (09) o Grupo de Idosos da Comunidade de São Sebastião em São Mamede despediu-se do pároco numa celebração emocionante. Na segunda (12) foi a vez do Conselho Paroquial e Pastoral do Dízimo, que homenageou o padre pelos anos de dedicação a comunidade. "Pe. Rogério deixará muitas saudades pelos valiosos ensinamentos com os quais presenteou nossa comunidade, especialmente na formação litúrgica", disse Dorotéia Souto, Coordenadora da Pastoral do Dízimo e Liturgia.

Na terça (13) os integrantes do Conselho Financeiro da Paróquia e do Tríduo do Coração de Jesus tambem fizeram suas homenagens ao pároco. Uma missa recheada de emoção foi celebrada na quarta (14), quando Pe. Rogério despediu-se solenemente da comunidade, agradecendo a todos pelo carinho e acolhida nesses anos de serviço.

Ontem (19) o Pe. Rogério foi acolhido pela comunidade patoense de São Sebastião nas primeiras horas da manhã. Uma representação da Paróquia de São Mamede o acompanhou e participou de Missa de Posse, presidida pelo Bispo Dom Manuel, concelebrada pelo Pe. Paulo Jackson com a presença do Diácono Alexandre. Pe. Rogério recebeu oficialmente as chaves da Igreja e do Sacrário. O decreto de posse foi lido pela Irmã Cícera, sendo bastante aplaudido por todos os presentes.

Ao fim da tarde do mesmo dia, os sãomamedenses se concentraram nas proximidades do Parque de Eventos para recepcionar seu novo pastor, o Pe. Paulo Jackson, que chegou acompanhado da comitiva Diocesana do Bispo Dom Manuel, que sob demonstrações fervorosas de afeto se dirigiram a Igreja Matriz para celebração da Missa Solene de Posse. Várias autoridades presenciaram a celebração, dentre elas o Prefeito Dr. Chagas e a primeira dama Kilma Morais. A celebração foi presidida pelo Bispo Dom Manuel, concelebrada pelo Pe. Alex Alexandre (Paróquia de Santa Luzia), Pe. Joácio (Vigário Forânico da Paróquia do Junco) e com a presença do Seminarista e acadêmico de Teologia Ismael.

Pe. Paulo Jackson, dentro dos ritos da celebração, recebeu as chaves da Igreja e do Sacrário, sempre acompanhado pelos olhares atentos de sua mãe, D. Maria Ilda e alguns familiares que vieram acompanhando a caravana da cidade de Patos, onde o vigário congregava.

O Coordenador Litúrgico da Paróquia, Paulo Cesar Medeiros, representou todos os paroquianos no discurso de acolhimento, dando ênfase a tônica do acolhimento que a Liturgia da Palavra propunha. O discurso do Pe. Paulo Jackson, já empossado, enfatizou o desejo de aprofundar a Escola Bíblica e Teológica, com um olhar específico para a Juventude. A ata de posse foi lida pela Secretária Suênia Carvalho e o decreto de posse pela Coordenadora do Dízimo, Dorotéia Souto.

Após os ritos solenes, representantes de vários segmentos acolheram o novo pároco, entregando-lhe rosas.

Após a celebração, o novo Padre recebeu os cumprimentos dos presentes e os fiéis sãomamedenses se confraternizaram com os fiéis da caravana de Patos num momento festivo no Salão Paroquial.

Fotos: Despedida do Pe. Rogério
Fotos: Acolhida ao Pe. Paulo Jackson